FOCO E MEDITAÇÃO

MELHORE SEU FOCO, GERENCIE O STRESS E MELHORE SUA CLAREZA MENTAL

AGENDE UMA EXPERIÊNCIA

MEDITAÇÃO: MUITO ALÉM DA MENTE

O que é meditação?

Muito se fala, mas pouco se sabe sobre o que é meditar. Os dicionários definem que é pensar ou ponderar sobre algo, exatamente o oposto do que se diz na filosofia oriental que criou essa técnica. Ou seja, a definição mais autêntica sobre meditação é: o ato de não pensar.

Não é tão simples quanto parece, pois, ao tentar fazê-lo, muitos obstáculos surgem espontaneamente. E fica a dúvida que talvez surja durante o seu exercício e se transforme em mais uma barreira: qual a vantagem em parar de pensar?

Por que meditar?

Quando agimos sob influência das emoções, não raciocinamos tão bem, agimos sem pensar. Só que mesmo quando pensamos, também erramos bastante, basta lembrar quantas vezes você errou uma conta de matemática simples. A mente humana é dispersa e confusa por natureza, principalmente quando tem a interferência do ego e das emoções, que distorcem os estímulos.

Todos sabem que uma mente focada é capaz de maior capacidade de realização e de aprendizado, mas o que mais? É com a estabilidade mental que iremos acessar o próximo degrau da evolução humana. No passado éramos como os animais, muito instintivos e pouco racionais. Com o passar dos milênios, desenvolvemos o cérebro e a capacidade de raciocínio. Seguindo esse caminho, nos próximos milênios vamos aprender a usar menos a razão e mais a intuição, fenômeno que acontece naturalmente quando conquistamos estabilidade corporal, emocional e mental.

Como meditar?

É por isso que treinar meditação não funciona se você não conquistar primeiro o conforto do corpo e a administração das emoções. É preciso adotar um sistema completo, que trabalhe o físico, a concentração e o emocional, não se pode negligenciar nenhuma destas áreas sob o risco de comprometer todas as demais, só assim você conseguirá parar o pensamento e acessar a fonte das intuições e do conhecimento sempre que desejar. A consequência? Alta Performance, maturidade, progresso e prosperidade!

RESULTADOS ESPERADOS APÓS 2 MESES

Resultado #1
Aumento do seu foco e clareza mental

Uma neurocientista da Universidade de Harvard realizou uma extensa pesquisa sobre os efeitos da meditação. Ela usou scanners cerebrais e o que encontrou realmente a surpreendeu positivamente. A meditação realmente modifica seu cérebro!

O praticante de meditação aumenta o tamanho da massa cinzenta do cérebro em algumas regiões, como o córtex sensorial, o que aumenta a sua capacidade de se tornar mais presente na vida e de ser mais consciente de si mesmo. Também aumenta o córtex frontal que é responsável pela memória, foco e a capacidade de uma melhor tomada de decisão. Eles também perceberam que o praticante ganha uma maior capacidade de reduzir o stress e a ansiedade.

Sabe-se pela ciência que o córtex frontal diminui com o envelhecimento, mas uma pessoa de 50 anos que pratica meditação tem o córtex frontal com o mesmo tamanho que uma pessoa comum de 25 anos de idade. Isso é realmente incrível!

Como conclusão, o estudo mostrou que 2 meses de treinamento são suficientes para começar a aumentar certas regiões do cérebro.

Resultado #2
Controle do Stress + Alta Performance

O stress pode ser administrado através de um poderoso treinamento de meditação. Em 1908, os psicólogos Yerkes e Dodson desenvolveram uma poderosa teoria sobre o desempenho cerebral e o stress. Na imagem abaixo, mostra-se que a ausência de stress gera apatia e tédio, o que reduz o desempenho profissional da pessoa por falta de estímulos, ao mesmo tempo em que mostra que muito stress gera ao longo do tempo uma série de problemas de saúde que também diminuem o desempenho profissional do indivíduo devido ao excesso. Os problemas gerados pelo stress crônico estão em ordem crescente: irritação, ansiedade, fadiga, burnout.

Então, para que você possa operar em um alto desempenho cerebral, você precisa aliviar seu stress, e a meditação é poderosa nesse sentido.

Você está pronto?

 

Bem, se você quer os mesmos resultados que nossos alunos têm sem complicações e através de uma maneira prática e fácil, então é hora de você fazer parte do nosso Método.

PERFORME NO SEU MELHOR

Se você quer ter sucesso, não pode fazer o que todos fazem. Você precisa ir além, se destacar na multidão, enquanto outros descansam, você trabalha com foco para ter muita energia e gerenciar a pressão emocional. Como ter a carreira dos seus sonhos sem comprometer o seu estilo de vida?

O DeROSE Method ensina técnicas que desenvolvem vitalidade, eficiência, concentração e uma melhor gestão do tempo e do stress. Nossos conceitos focam especialmente em aprimorar as relações interpessoais.

AGENDE UMA EXPERIÊNCIA

NOSSA DEFINIÇÃO DE STRESS

 

Stress é o estado psico-orgânico produzido pela defasagem entre o potencial do indivíduo e o desafio que ele precisa enfrentar. Para administrá-lo, o DeROSE Method aumenta a energia do praticante para que o seu potencial suba e possa enfrentar o desafio de cima para baixo.

O stress em si é uma coisa boa. Sem ele, o ser humano ficaria vulnerável e não conseguiria lutar, trabalhar ou criar com a necessária agressividade. Mal é o excesso de stress, ou o stress que não cessa, ou a sua frequência excessiva.

Entre um alerta psicofísico e outro, a pessoa teria condições de se refazer desse estado de extrema tensão orgânica e mental. Para tanto, seria preciso que houvesse menor frequência do estado de tensão ou, então, técnicas específicas para minimizar a fadiga generalizada dali resultante e que produz uma reação em cadeia de efeitos secundários tais como enfarte, pressão alta, enxaqueca, insônia, depressão, nervosismo, queda de produtividade, queda de cabelo, redução da capacidade imunológica, herpes, problemas digestivos, úlcera, gastrite, impotência sexual, dores nas costas e o pior de todos os problemas de saúde: as contas do médico!

Basta reduzir o stress para amenizar também todos esses seus efeitos, os quais, de outra forma, dificilmente cederiam a um tratamento verdadeiramente definitivo. O tratamento ficaria sendo meramente paliativo ou um mascaramento dos sintomas.

O DeROSE Method é um dos recursos mais eficientes para reduzir o stressa níveis saudáveis. Por essa razão, são muitos os empresários, executivos, políticos, artistas e profissionais liberais que vão buscar no DeROSE Method a dose extra de energia e dinamismo de que necessitam, mas, ao mesmo tempo, o gerenciamentodo stress.

Noventa por cento das pessoas sentem os efeitos de administração do stress já na primeira sessão.

DEPOIMENTOS O que os nossos alunos andam falando...

"A melhora nos relacionamentos, a administração emocional e o aprimoramento de minhas habilidades intelectuais, permitiu-me manter a estabilidade de uma empresa de mais de 50 anos, mesmo com as instabilidades do mercado e, diante de momentos menos oportunos."

JULIO VECCHI FILHO Diretor Comercial & Qualidade PPlas Ind. e Com. Ltda

"Com o Método DeROSE, superar os meus limites deixou de ser algo difícil e estressante para se tornar uma conquista diária e descontraída. Virou rotina. Um novo eu mais forte e conquistador a cada dia que passa."

ENRIQUE BOGO Campeão Brasileiro de Tênis

"Estava procurando técnicas para melhorar a minha concentração com intuito de aumentar a qualidade e quantidade de tempo de estudo. Para a minha surpresa as técnicas se estendiam muito além deste meu objetivo. Aumento de energia, foco e alegria sincera são as características de liderança que mais exercitei nos primeiros anos de prática."

MARCELO PEDOTT Anestesista

MINDFULNESS VS MEDITAÇÃO por Danilo Chencinski

Diretor da GO Life Performance

Antes de começar a escrever, desliguei meu celular, encerrei todos os aplicativos do meu computador, fechei os olhos, observei minha respiração, minhas emoções e o estado da minha mente, preparando-me para a tarefa. Fiz tudo isso para estar totalmente presente, sem dispersões, a fim de otimizar o meu tempo. Apesar de parecer que estava iniciando um treinamento de meditação, não o fiz com a intenção de meditar, muito menos de reduzir o stress, como sugerem diversos artigos, professores e estudos sobre mindfulness, como este da Universidade Carnegie Mellon (na Pensilvânia, EUA).

O que veio a ser chamado de mindfulness foi trazido para o ocidente por Jon Kabat-Zinn, na década de 70 do século passado. Ele se fundamentou em conceitos budistas sobre o funcionamento das emoções e da mente para fundar um programa de redução do stress baseado em estar mais presente (MBSR). Mas por que será que a cultura ocidental insiste em transformar tudo em terapia? Nem o mindfulness, nem a meditação (que surgiu milênios antes do budismo) surgiram com o intuito de aprimorar a saúde, mesmo que tenham este resultado, assim como a dança, as artes marciais e os esportes não foram criados com o propósito de emagrecer, mesmo que o treinamento constante possa resultar em emagrecimento.

Não há dúvidas de que ambas as modalidades produzam efeitos positivos sobre a saúde física, emocional e mental, porém são apenas consequências. A finalidade desses exercícios é simplesmente de não deixar que a mente racional, influenciada pelas emoções, interfira na sua percepção da realidade e não bloqueie o processo de intuição, muito mais eficiente que o mental. O resultado disso é ser mais consciente no dia a dia, trazer à consciência hábitos, padrões e decisões, que, em sua maioria, acontecem de forma tão automática que se tornam invisíveis para nós mesmos na maior parte do tempo.

Se formos bem criteriosos com as nomenclaturas, verificaremos que ambos os termos não são precisos:

Segundo o Prof. DeRose: “Meditação é uma palavra inconveniente para definir a prática chamada dhyána em sânscrito, já que essa técnica consiste em parar de pensar a fim de permitir que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, que está acima da mente, mas o dicionário define meditar como pensar, refletir.”*

Mindfulness, designa o exercício de observar seus cinco sentidos sem julgamentos, ou seja, sem a interferência da mente. Entretanto, se analisarmos a palavra do inglês, temos “o ato de estar com a mente presente”.

Estar presente é o primeiro passo para a meditação mais autêntica, proveniente de filosofias orientais de mais de 5000 anos de existência. O passo a passo para uma meditação completa: abstrair os sentidos, concentrar-se em apenas um objeto (visual ou sonoro), manter a concentração até que a mente se sature e cesse. A mente humana é dispersa por natureza e os processos de condicionamentos que recebemos desde que nascemos criam respostas condicionadas que nos fazem agir no modo piloto-automático. É por isso que parar de pensar, algo que na teoria parece tão simples, pode ser um grande desafio que se conquista apenas com anos de treino de meditação e muitos outros exercícios indispensáveis.

O mundo caminha há muitos anos na direção do multitasking, ou seja, fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Inclusive, nos orgulhamos de dizer que temos a habilidade de fazer várias tarefas de uma só vez, ao invés de nos vangloriarmos em sermos capazes de nos focar em uma coisa de cada vez e fazer rápido e bem feito. Segundo o estudo de Harvard Wandering Mind Not a Happy Mind, as pessoas passam cerca de 47% do tempo fazendo uma atividade enquanto pensam em outra coisa qualquer, e essa dispersão é um importante fator para a infelicidade.

Tanto a meditação quanto o mindfulness são movimentos que ganham força no século XXI como reação à tendência do “deixa a vida me levar”. Os grandes empresários e atletas de alta performance de hoje estão resgatando conceitos de filosofias muito antigas, que já haviam identificado a tendência da humanidade à dispersão, e estão buscando nessas técnicas milenares, ferramentas para se tornarem mais conscientes de si, de suas emoções, pensamentos e decisões. Só assim poderão afirmar como o poema Invictus, que inspirou Nelson Mandela (também conhecido por praticar meditação): “I´m the master of my fate, I´m the captain of may soul.”

O DeROSE Method enxerga o mindfulness como uma parte da meditação e o exercício da meditação como uma peça importante de um grande quebra-cabeça para a evolução humana. Como parar a instabilidade mental se nossa saúde estiver instável? E se não estivermos emocionalmente estáveis, será que conseguiremos com sucesso ficar com a mente tranquila? Sabemos que, para chegarmos ao ponto de conseguirmos nos dedicar totalmente ao exercício mental, precisamos primeiro cuidar do corpo através de uma boa alimentação, técnicas corporais de força e flexibilidade, atividades de limpeza orgânica; das emoções, e para isso devemos cultivar boas relações humanas, além de fazer uso da respiração, descontração, relaxamento e de reprogramação emocional; entre outros elementos, todos presentes na estrutura do DeROSE Method.

Interessado em saber mais? Solicite o agendamento de uma aula experimental em minha escola na Vila Mariana ou por Skype.

 

* Veja este trecho do livro Meditação e Autoconhecimento do Professor DeRose: https://www.metododerose.org/blogdoderose/tratado-de-yoga/o-que-e-meditacao/

NOSSOS SEGMENTOS

ALTA PERFORMANCE DESPORTIVA

Mantenha sua mente focada, melhore seu desempenho, encare a pressão e usufrua do seu máximo rendimento

LIFE COACHING

Desenvolva todo o seu potencial no trabalho e na vida através de um treinamento de alta performance

ENERGIA, FORÇA E VITALIDADE

Adote um método que melhore a sua força, flexibilidade e vitalidade de forma inteligente

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Empreendedorismo e um estilo de vida único.