Bem-estar mental: a power skill fundamental

fonte: DeRose Meditation New York, autor: John Chinsenhall

Mais da metade dos brasileiros sentiram que a pandemia da COVID-19 prejudicou sua saúde mental. No entanto, sejamos francos, o bem-estar mental nem sempre foi considerado uma habilidade a ser treinada e desenvolvida para o sucesso.

Bem-estar mental se tornou a mais importante power skill para prosperar no presente e no futuro. No entanto, sejamos francos, o bem-estar mental nem sempre foi considerado uma habilidade a ser treinada e desenvolvida para o sucesso. Não muito tempo atrás, para o indivíduo comum e saudável, a necessidade de saúde mental presumia uma condição de distúrbio mental. Mas uma pesquisa do Instituto Ipsos revelou que mais da metade dos brasileiros sentiram que a pandemia da COVID-19 prejudicou sua saúde mental.

A era COVID-19 trouxe o tema 'saúde mental' para as conversas sobre como será o futuro do bem-estar. De acordo com o uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)o Brasil é o país que mais sofre com ansiedade por causa da pandemia de COVID-19, em comparação com outros 15 países.

Uma boa parte da deterioração do nosso bem-estar mental pode ser atribuída à sensação de incerteza sobre o que o futuro nos reserva. A informação se move na velocidade da luz e tem sido cada vez mais difícil decifrar sua veracidade. Infelizmente, parece que nós somos excelentes em inovação tecnológica, mas lentos para encontrar soluções para viver bem com esta tecnologia. 

Bem-estar mental vai muito além de ser fitness e ter uma dieta saudável

Apesar do ritmo acelerado e da complexidade do mundo, nossos cérebros se mantêm funcionando de forma muito semelhante ao que tem funcionado por milhões de anos. O cérebro primitivo foi a chave da preservação das espécies, mas agora as pessoas aspiram por mais do que sobreviver. As pessoas querem uma vida próspera.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere well-being que bem-estar é “um estado em que o indivíduo identifica suas habilidades, pode lidar com o estresse comum da vida, pode trabalhar de maneira produtiva e próspera, e está apto a contribuir com sua comunidade”. Além disso, Bohlmeijer and Westerhof pontuou os três componentes principais do bem-estar: sentir-se bem, atuação individual efetiva, e atuação efetiva em sua comunidade. 

Na era da COVID-19, mesmo as pessoas mais resilientes sentiram que seu bem-estar mental estava sendo colocado à prova. Antes deste período chegar, a maioria das conversas sobre bem-estar estavam focadas em nutrição e atividade física, mas qual a importância dessas práticas se negligenciamos a mente?

Ironicamente, muitos especialistas em fitness argumentaram de maneira veemente que o grande limitador da performance física é a mente. Uma pesquisa mostrou que o bem-estar mental é tão essencial quanto uma dieta saudável ou um corpo bem treinado, destacando a importância de manter e aprimorar o bem-estar mental para se preparar para situações imprevistas, de extrema pressão e prevenir potenciais problemas.

Bem-estar mental requer a adoção de processos sistêmicos e autorregulatórios

A habilidade de cultivar e manter seu bem-estar mental é a power skill fundamental que irá influenciar positivamente todas as outras dimensões do seu bem-estar.

Além de gerenciar situações de crise, o bem-estar mental te proporciona uma maior clareza para viver a vida alinhado aos seus valores e ideais, ao invés de ser influenciado pelo caos ao seu redor. Também contribui para que você identifique oportunidades para crescimento pessoal e para o desenvolvimento de outras power skills - como self-awareness, resiliência, empatia, insights e criatividade.

Nós devemos ter cuidado em não reduzir temas complexos como bem-estar mental a quotes motivacionais. O cultivo do bem-estar deve envolver processos sistêmicos e autorregulatórios que possam ser aprendidos, praticados e aplicados no dia a dia, como meditação, inteligência corporal e treinamento respiratório. É fundamental integrar as diferentes dimensões do bem-estar, ao invés de focar apenas em um único componente, construindo, assim, uma mente antifrágil.

Como tornar o bem-estar mental sustentável


Por mais de 14 anos, eu venho acompanhando o desenvolvimento do bem-estar mental de meus estudantes e mentorados, ensinando ferramentas práticas como meditação,treinamento de inteligência corporal, treinamento respiratório, bem como workshops de aprendizagem ativa que abordam tolerância ao estresse, apreciação, presença e propósito, inteligência emocional, e valorizam o senso de comunidade.

Eu descobri que a eficácia em treinar qualquer coisa só pode ser testada à medida que levamos nossos aprendizados para o caos e a incerteza da vida real. Sua proficiência em manter o bem-estar mental num ambiente controlado como uma sala de aula não é garantia de que ele vá se manter num ambiente em que você esteja sob pressão.

O bem-estar mental como uma habilidade expressa nossa habilidade em respeitar nossos valores e propósito, pensar com clareza, lidar, trabalhar e contribuir com nossa comunidade apesar do contexto ou dos desafios. A vida está em constante movimento. Quando este movimento é harmonioso é como um fluxo ordenado que ora pende para o caos, ora para a serenidade. Grandes dançarinos dominaram a arte de balancear estabilidade e instabilidade.

Sem o conjunto de habilidades apropriado, nos tornamos vulneráveis mesmo ao menor obstáculo. O potencial para o caos existe em tudo. Desenvolver bem-estar mental como uma power skill significa nos equiparmos para sermos resilientes diante da entropia.

Um estudo realizado pela Ryerson University mostrou que a participação regular em treinamentos de meditação, respiração e mindfulness conduz a um aumento da autopercepção, resiliência, estabilidade emocional e capacidade de autogestão, além de muitas outras habilidades que compõem a habilidade de manter o bem-estar mental.

Mar calmo nunca fez bom marinheiro.
— Franklin D. Roosevelt

À medida que percebemos que a era da COVID-19 não parece terminar tão logo, nós temos a oportunidade de refletir e ressignificá-la para uma mudança positiva em nossas vidas e na vida dos demais. Cada aspecto das nossas vidas foi impactado pela pandemia, criando espaço e oportunidade para cultivar o bem-estar como uma power skill.

Nossas ações diante desta crise global nos farão mais fortes no futuro. À medida que navegamos em meio a esses desafios, nossa capacidade de fomentar o bem-estar mental hoje irá criar a fundação na qual nossas gerações e as gerações futuras poderão florescer e prosperar.

Quer melhorar seu bem-estar mental?
Experimente:

Anterior
Anterior

Por que só cuidamos do bem-estar quando já é tarde?

Próximo
Próximo

Mindfulness e Meditação